quarta-feira, 24 de junho de 2015

Lentilhas ao curry e variações

Servi com arroz vermelho.
Ingredientes

400g de lentilhas cozidas
250 ml de purê de tomates
1 cenoura
Vagens a gosto
1 col. sopa de curry em pó
1/2 cebola
Sal

Modo de preparo

Após escolhidas e lavadas as lentilhas, deixe de molho por no mínimo 8h. Pode ser deixada de noite para preparar no dia seguinte. Cozinhe vagens e cenouras no vapor até que fiquem al dente e depois pique - as cenouras corte em rodelas finas. Reserve.

Cozinhe as lentilhas, pique a cebola e refogue. Junte a cebola, o purê de tomates e os temperos às lentilhas cozidas. Misture bem e acrescente as cenouras e vagens. Deixe por alguns minutos para incorporar o sabor dos temperos. Sirva com arroz.

Receita adaptada do Dica Veggie, um blog de cozinha vegetariana que tem me inspirado muito!  


Eu gosto de variar os temperos, então, abaixo outras "lentilhas" que já fiz e adorei:


  • Lentilha com hortelã - no último minuto de cozimento colocar algumas folhas de hortelã, poucas, pra não ficar muito forte. Eu uso frescas ou congeladas. As desidratadas não tem o mesmo sabor.
  • Lentilha com cebolinha e acelga - colocar ambas apenas nos minutos finais de cozimento.
  • Lentilha com kapha masala - masalas são combinações de temperos utilizadas pelos indianos. O curry é um tipo de masala. Existem várias. Essa é utilizada pelos princípios da medicina ayurveda para equilibrar o dosha kapha e tem alecrim, cravo, cúrcuma, feno grego, gengibre, mostarda escura e pimenta do reino. Comprei pronta no Grão Vizir.



Nenhum comentário:

Postar um comentário