terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Manjar de Coco

Ingredientes

1/2 litro de água de coco
1 xíc. de polpa de coco verde (quando mais madura - grossinha - melhor)
1 col. chá de agar-agar
Açúcar de coco a gosto - caso precise

Calda
6 ameixas secas
Água filtrada
Um fio de melado (opcional)
Coco ralado (opcional)

Modo de preparo

Reserve 3 colheres de sopa de água de coco. Liquidifique o restante da água de coco e a polpa. Dissolva o agar-agar nas 3 colheres de sopa de água de coco que reservou, adicione o conteúdo do liquidificador e leve ao fogo mexendo sempre. Quando começar a levantar fervura desligue. Experimente e adicione açúcar de coco se necessário. Coloque em um refratário ou em forminhas e leve à geladeira até endurecer (cerca de 1 hora).

Enquanto isso, deixe as ameixas de molho em água filtrada suficiente para cobri-las.

Na hora de servir, desenforme o manjar, lave e escorra as ameixas, pique, se quiser, e decore. Caso queira pode adicionar um fio de melado e coco ralado.

Notas: (1) A água de coco estava doce, mas não o suficiente, então adicionei açúcar de coco, mas perdeu o branquinho de manjar, ele ficou meio marrom. (2) Eu tentei ferver apenas o agar-agar em 3 colheres de sopa de água e depois adicionar o conteúdo do liquidificador, mas por estar em temperatura baixa (meio gelado) solidificou o agar-agar da panela antes de se misturar a ele. (3) A proporção de água de coco para polpa pode ser modificada conforme o gosto pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário